Afinal, o Que é Uma Crônica?


Muitas pessoas veem crônicas por ai e não sabem o que são, normalmente quando digo que sou mais cronista que escritora ou poetiza as pessoas perguntam "mas, afinal, o que é uma crônica?" e eu tento dar a minha explicação menos chata sobre o que é. Agora, tive a ideia de algumas vezes por mês eu postar meio que umas aulas sobre português e literatura com esses temas que os professores costumam não falar.

Eu já fazia isso antes, com a tag Uma Paixão de Escritor e vou tentar continuar com ela e fazer mais posts desse aqui.
Mas vamos parar de mimimi e seguir em frente. Uma crônica é uma pequena narrativa normalmente postada em blogs (*u*), jornais e revistas.
Possui um objetivo já pré-definido: Agradar leitores num espaço sempre igual e com a mesma localização, por exemplo,vocês sabem que aqui encontram crônicas e poemas inéditos (já que sou um projeto de escritora pobre e falido), sempre com o mesmo modo escrito e no mesmo lugar. E dar uma familiaridade entre o escritor e o leitor, como se fossem amigos de longa data.
Surgiu no inicio do cristianismo e foi visto pela primeira vez no Jornal de Débats, em Páris.

Tipos de crônica:
  • Crônica Descritiva: uma crônica que explora a caracterização de seres animados e inanimados em um espaço, vivo como uma pintura, precisa como uma fotografia ou dinâmica como um filme publicado.
  • Crônica Narrativa: Tem por eixo uma história, o que a aproxima do conto. Pode ser narrado tanto na 1ª quanto na 3ª pessoa do singular. Texto lírico (poético, mesmo em prosa). Comprometido com fatos cotidianos.
  • Crônica Dissertativa: Opinião explícita, com argumentos mais "sentimentalistas" do que "racionais". Exposto tanto na 1ª pessoa do singular quanto na do plural.
  • Crônica Narrativo-Descritiva: É quando uma crônica explora a caracterização de seres, descrevendo-os. E, ao mesmo tempo mostra fatos cotidianos no qual pode ser narrado em 1ª ou na 3ª pessoa do singular. Ela é baseada em acontecimentos diários.
  • Crônica Humorística: Uma narração com humor.
  • Crônica Poética: Apresenta versos poéticos em forma de crônica,expressando sentimentos e reações de um determinado assunto.
  • Crônica Jornalística: Apresentação de notícias ou fatos baseados no cotidiano. Pode ser policial, desportiva, etc...
  • Crônica Histórica: conta fatos históricos.


Principais cronistas brasileiros: eu (sqn), Fernando Sabino, Leon Eliachar, Luis Fernando Verissimo,Millôr Fernandes, Fernando Pessoa, Caio Fernando Abreu, entre outros...

Resumindo:
  • Seção ou artigo especial sobre literatura, assuntos científicos, esporte etc., em jornal ou outro periódico.
  • Pequeno conto baseado em algo do cotidiano.
  • Normalmente possui uma crítica indireta.
  • Muitas vezes a crônica vem escrita em tom humorístico.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Eu *u*

3 comentários:

  1. Um escritor desse meio que eu amo, aliás, uma escritora! è a Martha Medeiros. Eu acho ela super diva e eu adorei o seu post explicando direitinho, eu mesmo não sabia as diferenças haha
    Beijos,

    rodoviadezenove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu não sabia as diferenças da crônicas, ótima explicação, obrigada!
    Beijos!

    http://meus-dezesseis-anos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoreii tudo desse blog
    To seguindo
    sorriso4met4lico.blogspot.com

    ResponderExcluir

QUER COMENTAR? Vou adorar ler e responder seu comentário... Mas antes, leia isso:

- Fale palavrões se quiser, são apenas modos de expressão
- Sem ofensa.
- Sem xingamento.
- Sem "to seguindo, segue de volta"
- Fale sobre o post.
- Deixe seu link. (opcional)

Se você não seguir essas regras, seu comentário não aparecerá aqui e não retribuirei a visita.

VOU RETRIBUIR A VISITA DE TODOS QUE SEGUIREM ESSAS REGRAS.

Obrigada...
Atenciosamente,
A garota que lê e responde os comentários (que por sinal é a mesma que posta nesse blog)